MJS Freelancer

MJS Freelancer

terça-feira, 24 de julho de 2012

Leitura de Verão : A Rosa Negra



A Rosa Negra é o segundo volume da Trilogia No Jardim de Nora Roberts.
Depois de “A Dália Azul”, a curiosidade que tinha para ler esta obra era grande, até porque precisava saber o que tinha acontecido à Noiva Harper...
No primeiro Stella assume o papel de personagem principal, todavia, esta segundo volume vai focar-se em Rosalind Harper.
Dona de um negócio próspero e que é também uma paixão, mãe de três filhos que nunca deixam de ser o seu orgulho e empenhada em descobrir as respostas para o enigma que é o fantasma da sua casa, Roz tem muito com que se ocupar e julga não precisar de mais nada. Mas, ao retomar o seu projecto com o genealogista Mitchell Carnegie, Roz irá descobrir que a relação entre ambos pode ser mais que simplesmente profissional... tanto que até o fantasma da casa o vê como uma ameaça.
O mistério associado à Noiva Harper e os assuntos inacabados respeitantes ao ex-marido de Roz acabam por estar na base dos momentos mais marcantes, do ponto de vista emocional, em toda a história. 
Na história da Noiva Harper e da sua relação com a família, surge uma imagem de tempos diferentes em que mulheres se vêem forçadas a aceitar circunstâncias intoleráveis.  
No que toca ao casal protagonista, notam-se também algumas diferenças interessantes relativamente ao casal do livro anterior. Não há propriamente um choque de personalidades, mas sim uma empatia discreta que, tendo por primeira motivação ainda o mistério do fantasma, acaba por crescer de forma gradual até à formação de uma relação mais profunda. 
A escrita é cativante, directa e centrada nas personagens e nos acontecimentos que as afectam. Surgem alguns momentos mais descritivos, mas o essencial está na acção, sendo os pontos fortes os ocasionais momentos de humor que surgem nas circunstâncias mais surpreendentes.

Esta trilogia termina com O Lírio Vermelho que foi, afinal de contas, o primeiro livro desta trilogia que li e sobre o qual já escrevi. 

Sem comentários: