MJS Freelancer

MJS Freelancer

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O regresso às aulas

g O novo ano letivo está prestes a começar e com ele a azáfama habitual nas casas faialenses.
O regresso às aulas é um momento muito importante para os mais novos, pois é a altura de rever os amigos, conhecer novos colegas e escolher os seus materiais para mais um ano escolar. Para os pais há a grande preocupação habitual, de esticar o orçamento familiar e garantir que nada falte aos seus filhos, nesta altura do ano.
Entretanto é preciso ter em conta que depois das longas férias de verão muitas crianças e alguns pais receiam o primeiro dia de escola. Porquê? Será assim tão mau? Será possível fazer com que seja mais fácil retomar a rotina escolar?
De acordo com os últimos dados divulgados, as escolas apuraram o número de docentes de que precisariam para cada disciplina, mas a Secretaria da Educação não cedeu esses recursos às escolas e isso deixa-nos apreensivos, porque a qualidade do ensino está, claramente, a ser posta em causa.
Estamos em crer que os bons alunos farão o seu caminho normalmente, pois não precisam de apoio extra. Todavia, há os alunos menos bons, com algumas dificuldades e sem recursos financeiros para frequentarem explicações, que terão pela frente um ano duro. Há crianças que precisam de apoio, que não conseguem aprender com 20 colegas numa sala e com barulho.
Fica aqui a nossa primeira questão: sem recursos humanos como poderão as escolas realizar um bom trabalho? Será possível que um docente, com 23 alunos, consiga dar apoio individualizado com estratégias diferenciadas?
Uma segunda questão está relacionada com a evolução tecnológica que se exige aos alunos.
Em muitas escolas os quadros de giz foram substituídos por quadros electrónicos e as especificações dos trabalhos definidos pelos professores apontam cada vez mais a exigência de pesquisa na Internet, bem como a elaboração de trabalhos no computador.
A tecnologia da informação representa um importante papel no cenário da educação, não devendo entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.
É importante promover a reflexão sobre estes e outros temas, tais como o aumento da carga horária dos alunos, para que se assegure educação de qualidade para todos. Os pais também não se devem despir de responsabilidades, muito pelo contrário, devem abeirar-se dos filhos e das instituições de ensino e colaborar ativamente nesta tarefa de educar.
Uma sociedade com educação é uma sociedade evoluída!  

Sem comentários: