MJS Freelancer

MJS Freelancer

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Destino Europeu de Excelência "EDEN"

   O Parque Natural do Faial foi novamente galardoado com o Prémio Destino Europeu de Excelência, na categoria de Community Building, nos EDEN Innovation Awards.
 Este galardão vem dar enfase à interligação entre a conservação do património natural e a criação de oportunidades, até ao nível do emprego, gerada pelo correto ordenamento do território, uma vez que se trata de um prémio que diferencia  destinos europeus de excelência por iniciativas nas áreas do marketing, desenvolvimento local e coesão social.
O Parque Natural do Faial foi distinguido pelo seu contributo para o fomento da coesão social da ilha, enquanto destino turístico sustentável.
O Parque Natural do Faial é, desde 2011, o único destino EDEN em Portugal, tendo agora sido convidado a integrar a direção desta associação, que tem um papel de charneira no desenvolvimento de destinos turísticos europeus ainda pouco conhecidos, mas com grande potencial de desenvolvimento.
Esta é sem dúvida, uma boa notícia  para todos nós.
Em primeiro lugar para o Faial, depois para o Triângulo e todos os Açores e claro também para Portugal.
Importa, todavia, chamar as coisas pelos nomes e há que dar o mérito a quem o merece.
Toda a equipa do Parque Natural do Faial tem trabalhado afincadamente para tornar tudo isto realidade.
O Parque cresceu. Abraçou novas valências, mas nada disto aconteceu ao acaso. É fruto de um trabalho de planificação e estruturação cuidado e que só é executado porque tem uma equipa capaz e coesa.
Numa altura em que se defende um turismo sustentável e de qualidade e em que se tentam encontrar estratégias de desenvolvimento uniformes, e, acima de tudo, em que se tenta vender o produto “ambiente” como produto turístico, há que pensar e ter em conta todos estes galardões que o Parque Natural da nossa ilha tem conquistado.
Impera que os restantes parques naturais dos Açores, e que já são 9, lhe sigam as pisadas porque, com estes galardões estamos a colocar os Açores no centro do Mundo.
Esperamos agora que este galardão seja a alavanca para que o Faial comece a retirar os devidos dividendos turísticos deste prémio.
Por outro lado, espera-se que este prémio garanta a continuidade do crescimento de visitantes à nossa ilha, porque o caminho da sustentabilidade financeira, social e ambiental deverá continuar a ser trilhado.    
MJS

Sem comentários: