MJS Freelancer

MJS Freelancer

terça-feira, 17 de março de 2015

Associações de Pais

A escola deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de capacidades e aptidões dos alunos e atitudes de autonomia pessoal e de solidariedade.
Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola do meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. 
Os pais poderão e deverão ter uma relação privilegiada com a escola desde o primeiro momento, como forma de transmitir ao aluno que se trata de um local em que os pais confiam e participam, deixando de alguma forma uma marca da sua presença, mesmo quando não estão lá fisicamente.
As atividades para as quais os pais são convidados, Festa de Natal, Carnaval, e outros, são excelentes oportunidades para os pais irem à escola. Podem e devem estar presentes, não só como forma de conhecer melhor os agentes interventivos na educação dos filhos, como desenvolver as relações com esses agentes e a proximidade.  
Facilmente percebemos que, cada vez mais, os pais e os encarregados de educação são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos que se desenvolve no seio da escola.
Esta mudança de atitude da escola, tradicionalmente fechada sobre si mesma e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.
É por tudo isto que, hoje, nesta coluna, vamos dar destaque ao facto de, no Faial, existir uma Associação de Pais na Escola Secundária Manuel de Arriaga com uma atividade regular e, sobretudo, congratular todos aqueles que, com esforço conseguiram pôr de pé a Associação de Pais da Escola Básica e Integrada da Horta.
Nunca é demais lembrar que a todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos ou educandos.
As Associações de Pais assumem cada vez uma maior importância. Assim como é cada vez mais importante que os pais tenham uma nova postura perante a vida escolar dos seus educandos, muito mais envolvente.
Um bem haja a todos estes pais que se predispuseram a dar do seu tempo para defender os interesses dos nossos filhos e uma palavra de incentivo a todos os outros para que respondam afirmativamente a reptos desta natureza.

As crianças de hoje são os adultos de amanhã. Os nossos adultos!

Sem comentários: