Tempo de férias


O verão já chegou e apesar do sol ter andado meio envergonhado, a verdade é que os últimos dias têm convidado a população a ir a banhos.
Tem sido frequente ver as nossas praias com os areais repletos de banhistas, na sua maioria locais, a desfrutar das nossas límpidas águas, característica, aliás, ímpar por todo o arquipélago onde as estâncias balneares, mesmo sem as areias finas e brancas, saltam à vista.
Porque o tempo é de férias e de banhos, não podemos deixar de ressalvar aqui nesta coluna, os prémios que a praia de Porto Pim, a Praia do Almoxarife e as Piscinas do Varadouro receberam recentemente: a Bandeira Azul.
A verdade é que já somos repetentes nestas andanças, e se na vida escolar ser repetente é mau agoiro, a verdade é que em termos de Bandeira Azul, ser repetente é um orgulho.
Estão assim, e não temos dúvidas, reunidas as condições ideais para que se possa ir a banhos de forma tranquila, aproveitando o que de melhor a época estival tem para nos oferecer.
Cabe a cada um de nós aproveitar os recursos que a nossa ilha tem da melhor forma.
Se temos águas de qualidade vamos desfrutar delas, sem que esqueçamos das nossas responsabilidades de cidadãos, isto é, contribuir para que os galardões agora atribuídos se mantenham, tendo atitudes de protecção do ambiente marinho e costeiro.
Importa também dar destaque às outras zonas balneares da nossa ilha, na sua maioria geridas pelas juntas de freguesia que, com parcos recursos, tentam apresentar-se da melhor forma possível aos seus cidadãos.
Para além disso, não podemos esquecer que o facto de termos estes galardões também é positivo para quem nos visita, para os nossos turistas.
Sabia que o Programa Bandeira Azul lançou a primeira e única aplicação mobile para iPhone e Android que dá a conhecer todas as praias e marinas galardoadas com Bandeira Azul?
É verdade, hoje em dia, quem nos visita já vem muito bem informado sobre o que quer ou não quer ver e sobre onde quer ou não estar.
Os Açores são lindos em qualquer altura do ano. As suas paisagens são indescritíveis com sol ou com chuva, com vento ou com neblina, enfim, são um autêntico paraíso.
Vamos preservar o nosso paraíso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce de araçá!

Calibrar a Balança da Bimby

Só Tinha Saudades de Contar uma História, de Joel Neto